Um conjunto de ações preparatórias para a organização do trânsito estão sendo realizadas pela Prefeitura de Pedreiras. Parcerias com a Secretaria de Estado da Segurança Pública; a municipalização do trânsito, com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA); alterações na regulamentação dos serviços de mototaxi e outros trabalhos, que estão sendo coordenados pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU).

Dentro desta perspectiva, foi realizado nos dias 13 e 14 deste mês, um curso de aperfeiçoamento dos agentes e guardas Municipais Trânsito sobre fiscalização e técnicas para o desenvolvimento do trabalho destes profissionais.

A capacitação foi promovida através de uma parceria entre a Prefeitura de Pedreiras, através do DMTU, 7ª CIRETRAN (DETRAN) e Policia Militar, e ministrada pelo tenente PM Roque (Antônio Santos) e o soldado Mendes (Pábio Mendes), ambos do 19º Batalhão da Policia Militar, que foram os instrutores. Aula prática sobre abordagem de veículo; noções de identificação veicular, no sentido de identificar fraudes nos veículos e documentos; atualização sobre a legislação de trânsito, dentre outros temas, fizeram parte da grade curricular. No encerramento, os profissionais receberam novos uniformes.

“Esse curso foi voltado para a capacitação de fiscalização de trânsito dos agentes, pois entendemos a necessidade de capacitar e transformar o conhecimento da guarda efetiva para efetuarem um bom desempenho de trabalho repressivo e ostensivo em campo, no sentido de fiscalizar e elaborar campanhas educativas para que a nossa cidade”, disse Jailson Ferreira diretor do DMTU.

Jardiel de Jesus Silva, agente de Trânsito, avalia. “Esse curso é de grande ajuda para nós, que mostraremos o que aprendemos nas ruas, durante o nosso trabalho e então só temos a agradecer essa parceria entre o DETRAN (CIRETRAN), Polícia Militar e a Prefeitura de Pedreiras, na pessoa do prefeito Antônio França. Nosso papel enquanto guarda e agente de Trânsito é educar, e em última instância autuar. Estaremos fazendo um trabalho para prevenir acidentes, mas principalmente educar a população a respeito do trânsito”, explicou.

Estiveram presentes no encerramento do curso, Jailson Ferreira, diretor do DMTU; Socorro Rios, secretária Municipal de Assistência Social, que no ato representou o prefeito Antônio França; Major Ricardo Almeida, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pedreiras; vereadora Ceiça; tenente PM Roque e soldado PM Mendes, instrutores.