Get Adobe Flash player

 A banana é uma das frutas mais populares no mundo. Ela é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. Pedreiras tem uma produção destacada regionalmente, o que motivou a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP) a realizar nesta sexta-feira (15/12) um festival com extensa programação.

O I Festival da Banana de Pedreiras teve exposição da fruta de vários tipos e derivados como doce, guloseimas e a saborosa banana frita. Palestras, reuniões, distribuição de sementes de arroz e milho, sorteio de brindes e a última edição de 2017 da Feira da Agricultura Familiar, tudo isso com música ao vivo e muita animação.

O secretário de Agricultura, José Wilson Martins (Fifa), considera o festival um marco para Pedreiras. “Somos um polo regional produtor de banana, então eu levei a ideia ao prefeito Antônio França, que apoiou, então fizemos uma grande reunião com todos os agricultores, onde falamos sobre o Festival da Banana, que foi considerada por todos uma boa iniciativa, então amadurecemos a ideia e realizamos com sucesso”, disse.

Distribuição de coletes

Durante o evento, a Prefeitura de Pedreiras entregou, numa ação da SEMAP, os coletes para os produtores da Feira da Agricultura Familiar. A partir desta edição, os feirantes usarão coletes amarelos que os identificarão.

O produtor rural Alcides Rodrigues, considerou muito bom o festival. “Temos produtos com preço em conta e de boa qualidade. O festival e a feira são ótimas iniciativas da Prefeitura de Pedreiras e da Secretaria de Agricultura, e é um evento muito importante para a cidade e para os agricultores, pois mostra o resultado do nosso trabalho”, disse o agricultor.

Distribuição de Sementes

O Governo do Estado fez a distribuição de 74 toneladas de sementes de arroz e de milho, do Programa Mais Semente. Na oportunidade, foi ainda realizado o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura da região do Médio Mearim, reunindo gestores da pasta de várias cidades.

“Este ato marca o início do Programa Mais Semente aqui em Pedreiras e na região. Estamos fazendo a entrega no tempo certo, e em um evento tão bonito, como este, realizado pela Prefeitura de Pedreiras, que é o Festival da Banana, representa muito para nós”, disse o secretário adjunto de estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Emerson Macedo.

Secretário adjunto de Estado da Agricultura, Emerson Macedo, com secretário Municipal da Agricultura, José Wilson (Fifa) e Valdemarzinho (servidor da SEMAP)

Banana

Fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico; também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. Contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

 

 

 

Login