Com a participação dos vários segmentos educacionais como gestores, alunos, pais de alunos, entre outros, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 23 e 24/01, a Conferência Municipal de Educação de Pedreiras, no Auditório da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), discutindo o plano decenal de 2014 a 2024.

Carlene Costa, estudante do 9ª da Escola Manoel Trindade, considerou o evento uma forma democrática de discutir os rumos da educação. “Essa conferência é muito importante para o nosso aperfeiçoamento na educação para os próximos anos. Estou participando e desejo estar nas próximas para planejarmos melhorias na rede educacional. Então acredito que os jovens, principalmente estudantes, devem participar desses momentos, em que temos a oportunidade de falar do que queremos para educação no futuro. As informações que eu absorver aqui passarei para os meus colegas de turma, para que eles entendam e se dediquem mais a estarem presentes nesses momentos”, afirmou.

Cleones Araújo, pai de estudante, afirmou: “A conferência nos traz a oportunidade de um debate social, então para mim é um momento muito importante, e nós como pais devemos acompanhar esses encontros de planejamento para melhorias na educação, pois tratando disso, é do futuro dos nossos filhos que estamos falando. É um momento necessário que faz valer a cidadania com a discussão dos temas dos eixos, através da participação das pessoas”.

“Tivemos uma palestra com o professor Nazeldo Pereira, representante da Unidade Regional de Educação (URI), englobando o contexto da conferência. A discussão foi feira com a divisão por oito eixos e seus temas que compõem o Plano Nacional de Educação (PNE) e políticas educacionais. Estamos discutindo e criando políticas públicas de educação, e essa contribuição é de grande importância e necessária a participação de todos os envolvidos com a rede de ensino educacional, discutindo e acompanhando este processo”, disse Conceição Cunha, secretária Municipal de Educação.

Ao final dos dois dias de conferência, foram escolhidos os delegados das áreas da educação básica, ensino profissional e tecnológico, além do ensino superior, selecionados para a etapa intermunicipal, que acontecerá em março, envolvendo todos os municípios da região, que será sediada em Pedreiras.