Discutir propostas e planejar estratégias de políticas de educação ambiental para amenizar os problemas ambientais, com vista ao assoreamento e desmatamento que afetam o Rio Mearim, foram as principais pautas do Encontro de prefeitos e dos secretários de Meio Ambiente da Região do Médio Mearim, com o tema: “Nossos Rios e suas Nascentes: o que devemos fazer para mantê-los vivos”, na última sexta-feira (02/02), em Trizidela do Vale e em Pedreiras.

O prefeito Antônio França e vice Everson Veloso, acompanhados dos secretários municipais e do vereador Jossival Saturnino, participaram do encontro e discutiram, com outros prefeitos da região, como o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e os senadores João Alberto e Pastor Bel, as medidas que podem ser tomadas para revitalizar e preservar o rio Mearim e a barragem do Flores. 

A construção da barragem foi concluída 1987, com a função de contribuir para aproveitamento energético, controle de enchentes da bacia do Mearim e implantação do polo hidroagrícola do Flores.

Algumas proposições foram apresentadas ao ministro, e ele garantiu que irá realizar inicialmente, uma rigorosa fiscalização nas áreas de preservação das nascentes do Rio Mearim, disponibilizando recurso financeiro; helicóptero; transportes e toda a estrutura que será necessária.

Um documento com as propostas feitas pelo prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, foi entregue a Sarney Filho, com as assinaturas dos prefeitos que deram seu apoio, entre eles, o prefeito de Pedreiras, Antônio França.

Em outro momento da agenda, o ministro Sarney Filho, senadores e os prefeito de Pedreiras e Trizidela do Vale participaram de mais um encontro, desta vez promovido por membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Mearim, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), para tratar da reestruturação da bacia hidrográfica Rio Mearim.

Além do prefeito Antônio França, também participaram Fred Maia e Deibson Bale, prefeito e vice de Trizidela do Vale, os prefeitos Eudina Costa (Bernardo do Mearim), Emanuel Lima “Bigu” (Santo Antônio dos Lopes);  José Filho, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim; senadores João Alberto e Pastor Bel;  Antônio Djalma, representante do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS); Pedro Leão, representante do IBAMA-MA, deputado Estadual Vinicius Louro e outras autoridades.

José Filho, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim. “O evento foi muito positivo, só em nos reunirmos para discutir a questão ambiental já é muito proveitoso. Com a presença do ministro esse encontro toma uma dimensão maior, pois já teremos uma ação que foi proposta aqui, será efetivada”, disse.

O Ministro do Meio Ambiente ressaltou a importância do evento “Tivemos uma reunião altamente produtiva com uma visão vinda dos prefeitos, dos secretários e da sociedade, das nossas preocupações com o rio e a partir desta reunião algumas ações concretas já serão tomadas, principalmente no que diz respeito a minha área de competência dentro do ministério, que é a fiscalização e agora estamos levando uma série de elementos e vamos poder interagir. A principal necessidade agora é adquirir recursos e infelizmente esses recursos só podem vir para a revitalização, através de emendas. Então agora iremos em busca de uma grande mobilização e sensibilização na bancada para que possamos fazer uma emenda impositiva. Na próxima semana daremos início a uma fiscalização rígida para que possamos resolver o mais breve possível os problemas ambientais que afetam o rio e assim trazer resultados positivos”, afirmou Sarney Filho.

“Quero parabenizar o prefeito Fred Maia por ter reunido várias autoridades e membros da sociedade civil neste encontro. Percebemos que foi uma reunião muito importante, que com certeza trará resultados positivos para a nossa região, pois é necessário que haja esse cuidado com os nossos rios, e a partir desse encontro tomaremos a medidas necessárias para que possamos dar início a revitalização do nosso rio. Assinamos aqui um documento que reivindica algumas ações a serem feitas de imediato em prol do nosso Rio Mearim”, disse o prefeito de Pedreiras, ao final do primeiro encontro. E após a nova reunião com o Comitê de Bacias, ele reafirmou. “Estamos neste segundo encontro para tratarmos a respeito da reestruturação da bacia hidrográfica do Rio Mearim, em que foi entregue ao ministro uma carta de reivindicações e fomos convidados para uma reunião em Brasília juntamente com o presidente do comitê para que possamos tratar desses assuntos e trazer melhorias ambientais para o nosso município”, finalizou falou o prefeito Antônio França.

 

Login