Levantamento dos desabrigados e suas reais necessidades. Estas foram as principais ações desenvolvidas neste domingo (08/04) pela equipe Emergência Enchentes Pedreiras em todo o município, após as altas das águas do Rio Mearim nesta semana, que deixou várias famílias desabrigadas e desalojadas na sede e na zona rural.

Já na tarde deste domingo, o prefeito Antônio França recebeu a visita do governador em exercício, Carlos Brandão. Acompanhado do vice-prefeito Everson Veloso, de vereadores, de secretários, assessores e servidores, o prefeito de Pedreiras recepcionou Brandão no Estádio de Trizidela do Vale, juntamente com o prefeito daquele município, Fred Maia e sua equipe.

Após visita a abrigos em Trizidela do Vale, o governador se deslocou para Pedreiras, onde visitou desabrigados na Escola Naíse Trindade, no Bairro Matadouro, e de lá ele foi até o Posto de Comando da Equipe Emergência Enchentes Pedreiras, na Praça do Jardim. Na oportunidade ele fez despachos com o prefeito Antônio França e recebeu algumas demandas do gestor pedreirense.

Brandão disse que o Governo do Estado vai ajudar nas ações de ajuda aos desabrigados, e solicitou que seja feito o Decreto de Emergência, para que possa ser oficializada e reconhecida pelos órgãos estaduais e nacionais, afim de carrear recursos e outras formas de ajudas emergenciais.

O governador em exercício ressaltou a organização dos trabalhos de atendimento da equipe de Pedreiras e disse que fez um sobrevoo sobre áreas do Rio Mearim e da Barragem do Flores e constatou muita água, mas disse que há normalidade na barragem, o que de certa forma tranquiliza a situação.

O prefeito Antônio França avaliou de forma positiva a visita de Carlos Brandão e ressaltou que o município precisa da ajuda do Governo do Estado para enfrentar esta questão e dar apoio à população. Ele disse ainda que toda a sua equipe está empenhada em dar atendimento aos desabrigados e desalojados, e todas as secretarias e setores do Governo Honra e Trabalho estão participando ativamente das ações.

Falando sobre o decreto de emergência, ele afirmou que a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Pedreiras já está tomando todas as providências.

Em relação a possibilidades de uma cheia ainda maior, o prefeito afirmou que é necessário que a população tenha cautela e voltou a ressaltar que todo o empenho da equipe vai continuar para dar todo o atendimento necessário.

Até o fechamento desta matéria (18 horas), o relatório parcial da equipe contava com os seguintes dados:

Áreas atingidas

Zona Urbana: Campo da Boiada, Seringal (parte baixa) e Matadouro

Zona Rural: Eira, Santa Cantídia, Cocalinho, Tira Leite e Santa Maria

Estimativa de Famílias em Área de Risco: 1.492

Locais: Campo da Boiada, Maria Rita, Seringal, Matadouro, Eira, Santa Cantídia, Cocalinho, Tira Leite, Santa Maria, Angical I, Baixa Fria, São Raimundo, Pau d’Arco. Lago da Onça, Bom Lugar e Morada Nova.

Abrigos Disponíveis: 19

Abrigos Ocupados: 10

Famílias Atingidas:

Alojados em abrigos: 73

Alojados em casas de parentes/amigos: 14

Pessoas Atingidas:

Alojados em Abrigos: 292

Alojados em Casas de Parentes/Amigos: 56

*As informações estão sujeitas a alterações, de acordo com a situação momentânea do Nível do Rio Mearim e ações da Equipe Emergência Enchentes Pedreiras.