“Primeiro vamos cuidar das pessoas, depois das cidades”. Essa frase do governador Flávio Dino durante sua visita a Pedreiras na manhã desta sexta-feira (13/04) é emblemática. O Governo do Maranhão está prestando total assistência e ampliando serviços aos desabrigados, desde o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que tem atuado em conjunto com a equipe Emergência Enchentes Pedreiras, a distribuição de filtros, colchonetes, água, cesta básica; serviços da Força Estadual de Saúde, até a liberação de comidas prontas para os afetados pelas cheias, através do Restaurante Popular.

Em sua chegada, ele foi recebido pelos prefeitos Antônio França (Pedreiras), Fred Maia (Trizidela do Vale), Eudina Costa (Bernardo do Mearim), Erlânio Xavier (Igarapé Grande), Jailson fausto (Lima campos) e Aluizinho (Esperantinópolis), no estádio Pilizão. Flávio Dino disse que estava vindo a Pedreiras para dar continuidade aos trabalhos iniciados após a visita do vice-governador Carlos Brandão (que estava em exercício do cargo de governador) no último domingo (08/04), quando atendeu as primeiras demandas.

Numa reunião com as equipes de Pedreiras e Trizidela do Vale, o governador falou das ações que estão em andamento, e das que virão após esse período crítico, que é cuidar das cidades, e anunciou um trabalho de recuperação das vias através do “Mais Asfalto”. Na oportunidade Flávio Dino também assinou documento que encaminhado à Assembleia Legislativa em forma de Medida Provisória, estendendo o programa “Cheque Minha Casa” aos atingidos pelas cheias não apenas do Mearim, mas de todo o estado, como fez questão de ressaltar.

O cheque é uma ajuda para a recuperação de casas e aquisição de móveis destruídos pelas enchentes, que será gerenciado pelo Corpo de Bombeiros, com valores de até 5 mil reais.

O prefeito Antônio França apresentou um relatório e o projeto de empreendedorismo ao governador, e fez um discurso de agradecimento pela ajuda estadual e também pela colaboração dos servidores municipais que estão de “desdobrando” para dar todo o atendimento e assistência aos desabrigados, ressaltando a união da equipe de Pedreiras.

Também se pronunciaram o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, que reiterou pedidos de ajuda ao governador, o deputado estadual Vinícius Louro e os federais Weverton Rocha e Juscelino Filho, se solidarizando com os prefeitos e a população das cidades atingidas, prometendo empenhos para buscar ajuda na esfera federal, e neste sentido, Juscelino citou a reunião coma Defesa Civil nacional nesta semana, e o deputado Vinícius Louro pediu a liberação das emendas parlamentares para Pedreiras e Trizidela.

“Foi uma visita proveitosa. Já temos ações do Governo do Estado acontecendo, e agora estamos pedindo que sejam intensificadas e estamos felizes com a sensibilidade do governador Flávio Dino”, disse o prefeito Antônio França.
O secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, afirmou que há um planejamento para atender aso municípios após o período crítico. “O governador determinou um trabalho de recuperação das vias danificadas pelas enchentes, e a exemplo do que já fizemos aqui em Pedreiras, o programa Mais Asfalto será aplicado para este trabalho de refazer a estrutura das cidades atingidas”, garantiu.

A comitiva visitou desabrigados na Escola Naíse Trindade, no Bairro Matadouro, verificaram o estado da ponte daquela localidade, que deverá ser reconstruída após as enchentes, e depois rumaram para Trizidela do Vale, na segunda parte da visita.