Get Adobe Flash player

ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRAS

FUNDAÇÃO PEDREIRENSE DE CULTURA E TURISMO (FUP)

PALACIO MUNICIPAL – MEMORIAL JOÃO DO VALE

CNPJ 04.964.239/0001-32

                                  Contato: (99) 98129 5147 – E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



REGULAMENTO 1º FESTIVAL MUNICIPAL DE PIPAS PAPAGAIOS E RAIAS “NAS ASAS DO CARCARÁ”

 

DA DENOMINAÇÃO E FINALIDADE

Artigo 1º: A Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) promove o primeiro o primeiro festival de pipas, papagaios e raias. O evento visa promover uma tradição popular por meio de um brinquedo artesanal e objetiva a valorização das tradições culturais do povo brasileiro, maranhense e Pedreirense.

 

Parágrafo único - O 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, tem como objetivos específicos:

1º - Integração social da família e sociedade, envolvendo pais e filhos e amigos numa atividade cultural, histórica, recreativa, de lazer e descontração;

3º - Integração social reunindo diversos segmentos da sociedade em práticas lúdicas, de lazer e esportivas como atividades culturais e turísticas;

 

DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 2º: Poderão participar do 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, todos os que tiverem interesse no mesmo e estejam de acordo e cientes desse regulamento.

1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará” será realizado nos dias 08 -09-16 e 17 de junho de 2018, no horário a ser definido em reunião com os inscritos.

 

DAS MODALIDADES

Artigo 3º: O 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, serão julgados por pessoas com notório conhecimento na arte de confeccionar e soltar pipas, papagaios e raias nas seguintes modalidades:

  1. a)Infantil – crianças com idade de 08 a 14 anos, comprovada com documento, onde conste data de nascimento;
  2. b)Jovens com idade de 15 a 29 anos, comprovada com documento, onde conste data de nascimento;
  3. c)Adultos com idade a partir 30 anos, comprovada com documento, onde conste data de nascimento;

Parágrafo Único: As pipas, papagaios e raias concorrentes deverão ser “empinados” (voar), obrigatoriamente.

 

DAS CATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Artigo 4º - O 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, ocorrerá com 03 (três) categorias, respeitando os seguintes Cada concorrente poderá participar com apenas uma pipa. O julgamento dos competidores será feito por uma comissão formada por três profissionais escolhidos pela FUP – Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo. O Festival de Pipas será disputado nas categorias:

  1. A maior pipa, papagaio ou raia;
  2. A menor pipa, papagaio ou raia;
  3. A mais criativa pipa, papagaio ou raia.

Parágrafo único – O 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará” será disputado obedecendo os seguintes critérios de julgamento:

  1. A) Menor e maior tamanho (as pipas deverão conter toda estrutura - papel, cabresto, vareta, linha e etc.;
  2. B)Engenhosidade e beleza (pipa mais trabalhada, detalhada e bonita), e
  3. C)Criatividade (a pipa com a melhor manobra no ar)

 

DAS ETAPAS

Artigo 5º: Será feita a seleção de 03 (três) finalistas por etapa, a ser jugado pela Comissão, segundo os critérios abaixo:

Etapa 1: Será realizado nas comunidades Rurais de Trindade, Marianópolis e adjacências, no dia 08 de Junho de 2018.

Etapa 2: Será realizado nas comunidades de Olho D’Água, Sítio Novo e adjacências, no dia 09 de Junho de 2018.

Etapa 3: Será realizado na sede (Pedreiras), no dia 16 de Junho de 2018.

Etapa final: Será realizado em Pedreiras a grande final onde serão escolhidos e premiados os vencedores do 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, no dia 17 de Junho de 2018, em local a ser definido pela Comissão Organizadora.

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 6º: As inscrições para o 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”, deverão ser realizadas na sede da FUP – Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo / Palácio Municipal – Memorial João do Vale, situada a Avenida Rio Branco Nº 111, Centro, Pedreiras - MA, CEP – 65.725-000, das 08h00 às 14h00min, no Período: de 21 de maio a 01 de Junho de 2018.

No ato de inscrição, o concorrente deverá apresentar 01 Kg de alimento não perecível, Xerox do RG, CPF e comprovante de residência nos casos dos menores de idade, autorização dos pais ou responsáveis.

Parágrafo único – Os menores deverão estar acompanhados de seus pais ou responsáveis.

Artigo 7º: As pipas, papagaios e raias deverão ser confeccionados usando somente os materiais abaixo relacionados:

- Cola; folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara madeira; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural (não será permitida uso de linha de anzol ou nylon material cortante e cerol)

Parágrafo Único: Serão desclassificados aqueles que utilizarem algum desses materiais não permitidos, bem como, aqueles que laçarem (cortar) a pipa, papagaio ou raia de outro concorrente.

 

DA PREMIAÇÃO

Artigo 8º: Serão oferecidos prêmios aos primeiros colocados de cada modalidade. A premiação ocorrerá no final do evento, conforme segue:

1º Colocado troféu

2º Colocado troféu

3º Colocado troféu

Artigo 9º: A análise e resultado final são de decisão soberana e irrecorrível por parte da Comissão Julgadora.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 10º: A simples inscrição implica total concordância com o regulamento, que todos os trabalhos podem ser utilizados no 1º Festival Municipal de Pipas Papagaios e Raias “Nas Asas do Carcará”,divulgação do evento em qualquer meio de comunicação pública e/ou privada, desde que citada a autoria.

Artigo 11º: A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que apresentarem qualquer dano durante o período do evento.

Artigo 12º: Qualquer ponto omisso será dirimido pela Comissão Organizadora, cuja decisão é soberana, irrecorrível e irrevogável.

 

 

Pedreiras, 19 de maio de 2018.

 

 

 

Francinete Santos Braga

Presidente da FUP

Portaria GPM 0016/2017

 

 

 

Login