Pedreiras está atualizando seu Plano Diretor Municipal, um mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores.

Por iniciativa da Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta quarta-feira (08/08), no Auditório da UEMA, o I Treinamento do Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal, com a equipe da Consultoria em Gestão Empresarial e Educacional (DATAmérica).

O Plano Diretor Municipal é elaborado com a participação dos poderes executivo, legislativo e judiciário, juntamente com a sociedade civil, no sentido de agregar os interesses e anseios das partes. Em Pedreiras, o plano foi elaborado em 2006, e agora voltou a ser reestruturado pelo Governo Honra e Trabalho.

O treinamento teve como público alvo os servidores públicos municipais, e contou com a participação do prefeito Antônio França, do representante da Promotoria de Justiça, Marcus Krause; do vereador Bruno Curvina, presidente da Câmara Municipal, e os trabalhos foram direcionados pelos consultores Alainy Leitão, Joilza Leitão e Felipe Lima, da DATAmérica.

O treinamento teve objetivo de capacitar os participantes, em especial os oito membros (cinco do poder público e três da sociedade civil), que foram escolhidos para fazerem parte da comissão do Plano Diretor Municipal.

“São as diretrizes para o município trabalhar de forma correta, pois sabemos que o nosso plano diretor está defasado, então reunimos a nossa equipe para esse treinamento, e assim reelaborarmos o nosso plano diretor com vistas ao futuro. É um marco histórico na administração em que estamos buscando profissionalizar a gestão, tendo o cuidado de chamar a população para contribuir e participar”, disse o prefeito Antônio França.

Comissão do Plano Diretor Municipal

Kleiser Silva – Secretaria Municipal de Administração;

Laís de Sousa – Secretaria Municipal de Saúde;

Débora Oliveira –Secretaria Municipal de Educação;

José de Araújo –Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente;

Vanusa de Lima – representando a Secretaria Municipal de Assistência Social;

Lenoy da Silva – Defesa Civil;

Pedro Batista –   Câmara Municipal de Vereadores;

Marcus Krause –Ministério Público do Estado do Maranhão.