Para mobilizar as equipes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação sobre a importância do Plano Diretor Municipal, no sentido de formar multiplicadores para levar à sociedade pedreirense e a importância da participação popular nas reuniões de elaboração do documento, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Planejamento realizou reunião nesta quarta-feira (05/09), na Câmara Municipal.

O Plano Diretor é uma lei municipal obrigatória para todos os municípios de 20 mil habitantes, para organizar a estrutura urbana e crescimento da cidade e deve ser elaborada com o apoio efetivo da população. É um instrumento que orienta a política de desenvolvimento urbano do município. Cabe ao Plano Diretor definir estratégias que venham oferecer melhores condições de vida a comunidade, ou seja, acesso a habitação, saneamento básico (rede de água, esgoto, coleta de lixo, pavimentação), área de lazer, transporte e mobilização urbana.

Em Pedreiras, o plano está em fase de elaboração, e nesta reunião participaram as equipes que têm mais contato com a população, como os gestores e supervisores escolares, os agentes comunitários de saúde (ACS) e servidores da Secretaria de Assistência Social.

O ACS, Reinaldo da Silva, trabalha na área há 22 anos, para ele essa é a primeira vez que vê o Plano Diretor do município organizado. “Esta é a primeira vez que vejo um Plano Diretor Municipal organizado e que de fato está funcionando. Isso significa que o Governo Municipal está comprometido com a população de Pedreiras, pois este plano é uma ferramenta muito importante, é porta-voz da comunidade. Como agente de saúde, em minhas visitas às residências, irei divulgar e chamar a população para participar”, enfatizou.

A secretária Municipal de Planejamento, Geudyvânia Melo, que é presidente do Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal explica: “Um instrumento que norteia o crescimento da cidade de forma organizada, essa é a definição do plano Diretor Municipal. A Gestão Honra e Trabalho tem o compromisso de construir esse plano, mas com a participação popular, que é de grande importância. É você, cidadão, que sabe das necessidades da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, então não deixe de participar dos próximos encontros que serão voltados à população. Neste momento, essa reunião está sendo realizada com os nossos servidores, eles serão os nossos mobilizadores na articulação para trazer a comunidade, no sentido de que fale seus anseios para Pedreiras”, comentou.

Após a mobilização dos agentes do governo municipal e da participação popular. Em seguida será elaborada a leitura técnica, para a simplificação das necessidades da população, depois será apresentado o plano técnico com todas as prioridades do município de acordo com as necessidades da sociedade pedreirense. O Plano Municipal funciona através do Núcleo Gestor comporto por um presidente, um vice e oito membros representantes da sociedade civil e poder público.