Get Adobe Flash player

A segunda edição do Festival da Banana de Pedreiras agradou ao expositor/vendedor e ao consumidor com uma grande variedade de produtos e preços muito abaixo dos que são praticados no mercado tradicionalmente.

O II Festival da Banana, aconteceu na última sexta-feira (28/09), na Praça Corrêa de Araújo, e é uma iniciativa da Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), que após reuniões e estudos, concluiu que deveria ser feito um evento, tendo em vista a grande produção de banana em nosso município e a importância nutricional que este alimento tem.

O Festival da Banana agrega além do produto e seus derivados, outros itens da produção da agricultura familiar, e nesta edição contou com a participação de 136 agricultores/expositores oferecendo seus produtos direto dos pomares e das hortas para o consumidor final.

Outras secretarias municipais também disponibilizaram serviços à sociedade durante o festival. A Secretaria de Saúde levou profissionais de enfermagem para fazerem a aferição de pressão arterial e testes de glicemia; a Secretaria da Mulher, montou um estande com panfletos e informações sobre as leis de proteção às mulheres; a Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP) fez a exposição de livros; as Secretarias de Administração, Educação e Infraestrutura também estiveram presentes dando apoio.

Durante a ação foram realizadas palestras com Raul Bidjeke (agrônomo do SEBRAE) que falou sobre o plantio da banana; e a nutricionista Ruth Barrêto, da Secretaria Municipal da Mulher, falou sobre os benefícios da banana.

Já durante a tarde, foram sorteados brindes aos agricultores familiares que foram comercializar seus produtos. O festival contou com a animação da Banda Henrique Borges e Muído Forrozeiro.

O II Festival da Banana cotou com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura de Lima Campos; do SEBRAE, da AGERP, de secretários e assessores municipais de Pedreiras, agricultores e consumidores.

Moradora de Trizidela do Vale, Maria das Dores saiu do Bairro Jerusalém para fazer compras no evento. “Achei tudo barato. A qualidade dos produtos é muito boa e bem mais barato que no mercado. Agora só venho comprar aqui”, disse.

O vendedor João Batista Rodrigues disse que trouxe para vender, produtos como farinha e bananas de todos os tipos. “As vendas estão boas e nós os agricultores estamos muito felizes com esta iniciativa”, afirmou.

“Agradeço a Deus e ao nosso prefeito Antônio França, bem como aos nossos parceiros e à nossa equipe da SEMAP. Fizemos o primeiro festival, ano passado, e agora o segundo. Estamos ampliando porque não é apenas do nosso município, mas de toda a região. Temos doce, farofa, bombom e outros produtos derivados de banana. Fizemos palestras com especialista sobre o plantio e melhoramentos para este produto, além de palestra sobre os benefícios da banana com uma profissional de nutrição”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Wilson Martins (Fifa).

 

 

 

Login