Fernanda Oliveira, uma jovem pedreirense de 22 anos se matriculou nos cursos do Programa Qualifica Jovem, da Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Juventude. Ela fez os cursos de Agente Administrativo e também de Empreendedorismo, durante o ano de 2017, posteriormente, como parte dos cursos, ela estagiou na Loja Noroeste, já neste ano, foi chamada para trabalhar e hoje está empregada.

É um dos muitos exemplos de sucesso do Programa Qualifica Jovem, que está mudando para melhor a vida dos jovens pedreirenses na cidade e na zona rural do Município. O secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo, conduziu os estagiários desta etapa, dos cursos de Agente Administrativo, Auxiliar de Farmácia e Educação Financeira aos estabelecimentos, dentre os quais, a loja Noroeste, a Ideal Magazine e a Casa Branca Construções. Desta vez foram selecionados vinte jovens para o Estágio Vivência, que é a etapa prática do Programa Qualifica Jovem.

“Estamos levando os jovens que fizeram os cursos e se inscreveram para o Estágio Vivência, que é a hora da prática na aprendizagem, a fase do trabalho, que dará acesso ao emprego, renda fixa e experiência no comércio e nas farmácias, ligados aos cursos desta etapa”, disse o secretário Phelipe Figueiredo.

O gerente da Loja Noroeste, filial de Pedreiras, Braga Neto, considera muito positivo o programa. “Este trabalho da prefeitura é muito bom porque está dando a possibilidade de a empresa avaliar o funcionário na prática e oportuniza os jovens. O estagiário cumpre horários, participa das atividades, aprende uma função, e de acordo com sua atividade e desempenho pode ser contratado aquele que demonstra mais interesse e desenvolva melhor suas atividades”, disse.

Fernanda Oliveira, agora funcionária da Noroeste, fala de sua experiência e avalia o Qualifica Jovem. “Um excelente programa, graças a ele estou trabalhando. Tem muitas empresas que não contratam um funcionário sem experiência, e este programa abre essa porta, porque o estágio nos dá essa experiência. Eu, por exemplo, fiz estágio no ano passado e fui chamada para trabalhar já neste ano. Estou aqui, graças a Deus, ao Qualifica Jovem e aos meus esforços e me sinto muito feliz”, ressaltou.

O Programa Qualifica Jovem capacita os jovens pedreirenses e os prepara para o mercado de trabalho, através de cursos de qualificação, com entregas de certificados e oportunidades de estágios no mercado de trabalho.

A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Juventude criou o Programa Qualifica Jovem, que oferece gratuitamente cursos para os jovens pedreirenses. Uma das etapas é o “Estágio Vivência”, oportunizando o jovem a estagiar durante 90 dias, e de acordo com o seu desempenho, conseguir espaço no concorrido mercado de trabalho.