Uma movimentação financeira recorde de mais de 490 mil reais anual será destinada em 2019 a três associações de produtores rurais do município, beneficiando 45 famílias, através dos esforços da Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), está adquirindo produtos locais para a merenda escolar dos produtores da Associação de Trabalhadores Rurais de Barriguda dos Nina II (19 agricultores); Associação de Moradores do Povoado Trindade (13 agricultores); e Associação Comunitária de Moradores do Povoado Olho D'água (13 agricultores).

A iniciativa não apenas promove mais dignidade para as famílias produtoras com a geração de renda, como enriquecem a nutricionalmente a alimentação escolar com produtos nativos. Durante este ano serão fornecidos semanalmente itens como abóbora, banana, batata doce, bolo de milho, bolo de trigo, cheiro verde, feijão verde, macaxeira, manga, maxixe, melancia, milho verde, pimentão, polpas (goiaba, caju, cajá, manga e acerola), quiabo e pimentão, disponibilizados para a Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar de Pedreiras (UANEPE).

O Governo Municipal tem empreendido esforços para a melhoria da agricultura familiar desde a preparação do solo, doação de sementes, assistência técnica até a comercialização dos produtos, o que vem garantindo geração de renda aos pequenos produtores, melhorando a qualidade de vida do homem do campo. Totalizando 20 itens para o seu consumo anual, foram disponibilizados R$ 491.062,00, marca histórica no município, configurando o maior valor já disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o município de Pedreiras.