Buscando dar continuidade à mobilização com o objetivo de dar celeridade à recuperação e manutenção da Barragem do Rio Flores, o prefeito de Pedreiras, Antônio França, após visita ao empreendimento federal localizado no município de Joselândia, na manhã de ontem, nesta quarta-feira (06/02), logo cedo já estava em São Luis (MA), para tratar desse assunto.

Na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o gestor pedreirense reuniu-se com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Jones Braga (superintendente), Eduardo Madeira de Melo (gerente de administração), Tiago Melo Gonsioroski (assessor); com o prefeito de Igarapé Grande e presidente da FAMEM, Erlânio Xavier; o prefeito de Nina Rodrigues, Raimundo Aguiar; o engenheiro da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Edilson Sobrinho; a engenheira Rita de Cássia Neves e Ilan Kelson, assessor jurídico da FAMEM.

O prefeito Antônio França estava acompanhado do vereador Gard Furtado; do empresário Klebinho Branco e do presidente do Comitê da Bacia Hidrógrafica do Rio Mearim, José Filho, que estão também engajados nesta mobilização. Na reunião foi tratada a possibilidade de repassar as responsabilidades não só da Barragem do Flores, mas de todas as outras do Maranhão para os cuidados da CODEVASF.

Para o prefeito de Pedreiras, é de fundamental importância a união dos gestores e sociedade civil. "Nós não mediremos esforços para chamar atenção das autoridades para a necessidade de uma fiscalização e manutenção permanente em nossa barragem, o que reduz consideravelmente o risco de acidentes", afirma.

O presidente da FAMEM afirmou ainda que estará mobilizando a bancada maranhense no Senado e na Câmara Federal, além da Assembleia Legislativa, para que se juntem nesse objetivo de recuperação da barragem do Rio Flores. Também aproveitou para destacar a luta de todos os envolvidos nesse projeto, que visa também a recuperação do Rio Mearim.

Reunião em Pedreiras

Ficou ainda definida uma reunião para o próximo dia 21/02, em Pedreiras, com todos os prefeitos da região, já estando confirmadas as presenças do presidente da FAMEM, Erlânio Xavier e o superintendente da Codevasf, Jones Braga, para ampliar os debates neste sentido.

Administração da Barragem do Flores

A barragem é administrada atualmente pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e a intenção inicial deste movimento seria repassar para a CODEVASF, que  é uma empresa pública destinada ao fomento do progresso das regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes, dentre os quais o Mearim, e que tem atuação nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Piauí e Maranhão.