Várias atividades de conscientização e ações ambientais estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no período de 27 de maio a 07 de junho, na Semana do Meio Ambiente, em todo o município.

Distribuição de mudas de plantas, plantio de árvores, atividades no Viveiro da SEMMA com alunos das escolas municipais, conscientização em bares e restaurantes, educação ambiental com alunos no Bosque do Seringal, limpeza do Rio Mearim e igarapés e outras ações, envolvendo públicos diversos.

Na manhã desta quinta-feira (30/05), foi feito  lançamento da campanha "Adote um copo", com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante a ação, os técnicos da secretaria, acompanhados do secretário da pasta, Francisco Flávio (Cacimbão), ministraram palestras sobre as consequências do plástico para a natureza, ressaltando que leva em torno de 100 anos para o material se decompor, exemplificando o uso exagerado do copo descartável pela sociedade.

A campanha "Adote um copo" vem trabalhar justamente a diminuição do uso dos copos descartáveis, assim sendo, a secretaria entregou às crianças e adolescentes um copo e também uma muda de planta, sensibilizando e incentivando a preservação do meio ambiente.