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#Mobilidade 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Transporte escolar: Frota recebe autorização de circulação

Depois de anos circulando sem ATE (Autorização de Transporte Escolar) emitida pelo Detran, a frota de ônibus escolares de Pedreiras recebeu, na tarde desta sexta-feira, 28, selo que permite circulação. A autorização só foi possível devido a renovação e regularização da frota pela atual gestão da prefeita Vanessa Maia.

A medida, conquistada pela primeira vez na história de Pedreiras, preza pela segurança dos estudantes que utilizam o serviço, com adequação dos veículos com itens obrigatórios.

De acordo com determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as vistorias dos veículos que prestam serviço de transporte escolar devem ser realizadas semestralmente.

Segundo o diretor do Departamento de Transportes, Miguel Leite, a medida, mostra a regularização dos veículos não só na parte de equipamentos necessários, mas, na parte documental. "É importante ressaltar que estamos lidando com vidas. E, a segurança é fundamental. É a gestão fazendo sua parte para melhorar a qualidade do transporte dos alunos pedreirenses que merecem esse conforto e segurança", acentua Miguel.

José Roberto, diretor da 7ª Ciretran de Pedreiras, parabeniza a iniciativa. "Um medida de extrema importância e inédita no município e Pedreiras", destaca Roberto.

Como identificar o veículo de transporte escolar regular

- o veículo deve ter placa branca oficial;

- faixa amarela medindo 40 cm de largura em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria, escrito escolar em preto;

- o número da Autorização deve estar fixada no veículo;

- selo de vistoria anual também aparente;

- cartão de identificação do Autorizatário / Auxiliar fixado junto ao pára-brisa.

#Mobilidade 27/05/2021 GABINETE DO (A) PREFEITO (A) Reunião com entidades representativas discute melhorias para o tráfego no centro de Pedreiras

Reunião com entidades representativas discute melhorias para o tráfego no centro de Pedreiras

A prefeita Vanessa Maia e secretários municipais participaram na noite desta quarta-feira, 26, de reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços de Pedreiras e Região (Sindilojas) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIAP).

Em pauta, a ocupação desordenada das vias públicas, poluição sonora e o trânsito, especialmente da região central da cidade.

A discussão dessas pautas tem sido recorrente, segundo os representantes, com objetivo de que os gestores tomem consciência de situações que impedem a economia de circular pela cidade devido aos problemas ocasionados pelo trânsito e a prática irregular de vendedores ambulantes que acabam obstruindo a avenida principal , o que dificulta a trafegabilidade da população e consequentemente, impede o comércio de obter boas vendas.

Os presentes ressaltaram as expectativas positivas na nova gestão que, de acordo com eles, tem se mostrado solícita a todas as demandas apresentadas pela classe.

"A intenção do Sindilojas, da CDL, da Associação Comercial é proporcionar mais conforto para os consumidores e para quem vem de fora conhecer Pedreiras, e esse é um desejo antigo, mas que estamos esperançosos de que a nova gestão possa atendê-lo. Sabemos que é um problema que não se resolve em um curto prazo, mas é possível elaborar medidas que possam amenizar essa situação no primeiro momento", disse Gilmárcio Saturnino, presidente do Sindilojas.

Após alguns pontos levantados, Vanessa adiantou que a questão do vídeomonitoramento já está em andamento e em breve, as câmeras já estarão nas avenidas da cidade. Sobre o questão da ocupação das vias públicas pelos ambulantes, a prefeita foi taxativa em dizer que é uma situação muito delicada, especialmente neste momento de pandemia.

" Entendemos os transtornos acarretados, mas somos sensíveis aos pais e mães de família que, sobretudo nessa pandemia, tiveram que se reinventar para levar comida para casa. É uma situação que tem que ser discutida e bastante pensada, para que todos saiam ganhando", disse.

A chefe do Executivo falou ainda que irá sentar com sua equipe de secretários para elaborar todas as medidas a curto, médio e longo prazo para a solução do problema.

De responsabilidade do Departamento de Trânsito, o compromisso de continuar a fiscalização para liberação dos estacionamentos na região central, tratativas para instalação do Estacionamento Municipal, fiscalizar os veículos de vendedores ambulantes que estacionam na Avenida Rio Branco para venda de mercadorias diversas e agilizar a implantação do vídeo monitoramento e sinalização vertical e horizontal da região central da cidade.

Já a Secretaria de Meio Ambiente, já realizou reunião na tarde desta quinta-feira,27, com proprietários de carro de som para tratar sobre a poluição sonora na Avenida Rio Branco.

#Mobilidade 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Departamento de Trânsito de Pedreiras ouve demandas de mototaxistas

Governo Participativo. É assim que a gestão Tempo de Reconstruir tem trabalhado na efetivação de políticas públicas que visam o bem estar da população.

Nesta segunda-feira, 08, o diretor do Departamento de Trânsito, Túlio Matos e o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Tonivaldo Lima se reuniram com membros da Diretoria da Associação de Mototaxistas de Pedreiras e Trizidela do Vale onde levantaram as principais demandas da categoria.

A principal reivindicação dos profissionais é a fiscalização e regularização da classe. O diretor do DMTTP, pontuou que os mototaxistas estão confiantes no acolhimento de suas reivindicações, visto que é uma gestão que se mostra sensível às causas do povo.

"Nós vamos trabalhar para que todos sejam contemplados com uma ação efetiva do Governo Municipal, no sentido de melhorar a qualidade do trabalho e do serviço prestado por esses profissionais. Fiscalizando, regularizando, trazendo melhorias de verdade para todos", diz Túlio Matos.

Em pauta

Após a reunião, Túlio Matos e Tonivaldo Lima se reuniram com a prefeita Vanessa Maia e listaram algumas das demandas da Secretaria de Trânsito e Transporte, aproveitando para falar sobre a demanda dos mototaxistas.

A prefeita Vanessa Maia se mostrou sensível às reivindicações e pediu agilidade na resolutividade por parte dos gestores das pastas responsáveis.

Além disso, foram abordados pontos como: Fiscalização do serviço de carga e descarga nas vias públicas, sinalização das vias públicas, alternativa para estacionamento no centro, Guarda Municipal, instalação do vídeo monitoramento e a interdição da rua principal do Mercado Central nos sábados, domingos e feriados.

#Mobilidade 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO Diretor de Transportes relata situação caótica deixada pela antiga gestão de Pedreiras

Dando sequência ao desejo da prefeita Vanessa Maia, de uma gestão transparente, o diretor do Departamento de Transportes do Município, Miguel Leite, participou do Programa Tribuna 101, nesta quarta-feira, 13, e fez um desenho de como encontrou o Departamento.

O prédio que funcionava como garajão, era alugado, segundo Miguel, escondia uma triste realidade, que passou despercebida por muitos pedreirenses. " Lamentável a falta de zelo com o dinheiro público, que deveria ser aplicado em manutenções para a frota de carros do município", disse.

Miguel destacou que já foram tomadas algumas ações pela gestão Tempo de Reconstruir. Já nos primeiros dias, foi feita a mudança desse garajão, para um terreno próprio do município, gerando assim a economia do recurso do FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) que de acordo com o diretor, era usado pela gestão passada para pagar os aluguéis.

Além disso, foram encontrados inúmeros veículos já sem condições de uso, outros sem baixa no IPVA, e com valores altíssimos, referentes a multas , como uma ambulância que tem 68 multas, que irá custar aos cofres públicos de Pedreiras, R$ 12.272.89.

Miguel adiantou que os veículos serão leiloados, e as demais situações serão enfrentadas com o intuito de revolvê-las.

#Mobilidade 11/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E URBANISMO Operação tapa buracos leva melhoria para diversas ruas de Pedreiras

Com poucos dias da nova gestão, já é possível notar a diferença de atitude. Em apenas uma semana à frente da Prefeitura de Pedreiras, a prefeita Vanessa Maia já realizou ações há muito tempo esperadas pela população.

Na última sexta-feira teve início a operação tapa buracos. A rua das Laranjeiras é a primeira a receber a ação, que beneficiará diversas outras ruas do município.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcos Brunieri, que acompanha o serviço de perto, a quantidade de asfalto enviada pelo Governo do Estado irá beneficiar as principais ruas, dando outra cara para a cidade.

Vanessa ressalta a importância do boa articulação com o Governo do Estado para conseguir melhorias para o município.

"Nós somos grata ao secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplicio Araújo, atento aos problemas de Pedreiras, levou o nosso pedido ao governador Flávio Dino, que prontamente nos atendeu", diz a prefeita.

#Mobilidade 01/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA DE PEDREIRAS INAUGURA PONTO DE DISTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DO LEITE Pedreiras retomará a partir deste sábado (1º/06), o Programa de Aquisição de Alimentos/Programa do Leite
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Emitido dia 18/05/2024 às 18:50:46