Get Adobe Flash player

A volta às aulas na Rede Municipal de Ensino acontece nesta segunda-feira, dia 04, nas 39 escolas da cidade e da zona rural de Pedreiras. Novidades como a implantação do diário online, reformas em algumas unidades e um planejamento para muitas outras ações de melhorias para a qualidade da educação no município estão previstas para serem executadas.

Abrindo o ano letivo de 2019, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira (1º/02), a Jornada Pedagógica, com a presença de gestores, administrativo e professores das escolas, ocasião em que foram abordados em palestras temas relacionados à vivência escolar, com ênfase no profissional do ensino.

 

A professora Silvia Alexandre ministrou palestra sobre a gestão em sala de aula e abordou assuntos relacionados ao cotidiano escolar, a relação professor-aluno, os problemas e as melhores formas de buscar as melhorias nas atividades escolares: já a psicóloga Andréia Rocha discorreu sobre a saúde mental, o quanto problemas de ordem psicológica podem afetar a vida do educador e do educando.

Em seu pronunciamento, a secretária Municipal de Educação, Débora Regina Sousa, destacou o trabalho em equipe, a valorização dos profissionais da educação e ressaltou que o seu trabalho à frente da pasta tem todo o apoio do prefeito, e disse acreditar em dias melhores para a educação de Pedreiras, conclamando a todos para voltarem às salas de aula com ânimo, entusiasmo e vontade de fazer acontecer.

“Este momento é vital e necessário para nosso trabalho, esse calor para o início do ano letivo, o contato com a nossa noiva secretária recém empossada; as palestras foram maravilhosas, tendo muito a contribuir, a somar na nossa tarefa como educadores junto aos nossos alunos”, destacou Fabrício Passos, gestor da Escola Naíse Trindade.

O professor Vinícius Pereira, da Escola Janoca Maciel também ressaltou a importância da Jornada Pedagógica. “Acontece ao início de cada ano letivo para que se possa fazer um trabalho sobre todo o planejamento anual, sendo fundamental e gratificante para o educador”, disse, complementando, ainda falou sobre a reforma na sua escola. “Tivemos uma reforma estrutural, e isso faz com que o ambiente que o aluno vai estudar esteja mais atrativo e aconchegante”, afirmou.

Na ocasião foi apresentado o projeto do diário online que está sendo implantado no município de Pedreiras (diário online) pelos seus idealizadores, os professores Bruno Lobato, Olávio Arruda e Antônio Carlos Xavier, que fizeram uma demonstração do Sistema de Monitoramento das Escolas Públicas de Pedreiras (SIMEPP).

Representando o prefeito Antônio França, o secretário de Articulação Política e Relações Institucionais, Francisco Flávio (Cacimbão), falou do trabalho que o gestor vem desenvolvendo na área da educação, e desejou a todos os profissionais um bom ano letivo.

A Jornada Pedagógica marca, segundo a secretária Débora Regina Sousa, um novo ciclo, uma nova oportunidade de se conseguir construir, inovar e vencer todos os impedimentos que porventura surgirem, tendo o objetivo de sensibilizar todos os profissionais da educação do município, no que se refere aos trabalhos educacionais que serão desenvolvidos nas escolas públicas municipais neste ano de 2019.

São mais de 6.400 alunos, em mais de 280 salas de aula, mais de 460 professores atuando (dados de 2018), em 39 escolas municipais, com educação infantil, ensino fundamental séries iniciais e finais e educação de jovens e adultos. São 17 ônibus escolares, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência, merenda escolar de qualidade, diário online, apostilas próprias para o ensino infantil. Tudo isso buscando o objetivo maior, que é melhorar a qualidade do ensino público de Pedreiras, que já demonstra resultados como o caso do aluno Cícero Gustavo Cruz Lima, da Escola Carlos Martins, que passou em primeiro lugar no seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e de outros 26 alunos de várias escolas da cidade e da zona rural, que também foram aprovados no mesmo seletivo. É o trabalho de uma gestão que foca no crescimento das pessoas, na valorização dos professores, nas conquistas dos alunos e cuida da nossa gente.

 

 

Login