Apresentação
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade de Pedreiras (MA) foi criada através da Lei 1.234 de 22 de Abril de 2008, sancionada pelo então prefeito Lenoilson Passos, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade.
Por estar localizado no vale do Mearim, importante rio maranhense, a cidade de Pedreiras anualmente é atingida por inundações, prejudicando a população ribeirinha, e os produtores locais. Centenas de pessoas deixam suas casas quando o nível do rio se eleva, neste sentido a defesa civil já articulada com os outros órgãos traça um planejamento para mitigar os efeitos sociais e econômicos da cheia.
O Plano de contingência é o documento elaborado a partir de estudos com o levantamento dos cenários de risco desastre e estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, de alerta e alarme, assim como ações de preparação e resposta ao evento adverso.
No ano de 2022 logo após um intenso regime pluviométrico, o nível do rio Mearim se elevou e alguns bairros foram inundados alterando a rotina de mais de 2 mil pessoas, além disso também foi registrado vários deslizamentos de terra e uma forte enxurrada causada por uma precipitação na casa de 80 mm em menos de 40 minutos, tudo isso causada por um fenômeno climático denominado la niña.
Missão
A missão da Defesa Civil é promover, coordenar e supervisionar as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais, ao município ou à sua população, e de assistência e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência ou de estados de calamidade pública.
Finalidade da Defesa Civil é promover a segurança global da população, em circunstancias de desastres naturais, humanos e mistos.
Visão
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reconhece que a resiliência só é possível através de esforços de todos os órgãos envolvidos. Ou seja, o esforço do Governo local, através de investimentos em infraestrutura e tecnologias que auxiliem nas ações de prevenção e preparação; o esforço nas ações de resposta, ao desempenharem suas atividades com máxima eficiência e qualidade e também a colaboração da sociedade, através da mudança comportamental voltada para a percepção de risco.
Nesse sentido, ficou claro na definição da Visão da Defesa Civil seu papel como órgão coordenador e integrador, fomentando ações que visem à redução do risco de desastres.
Valores
VIDA - Toda vida importa
COMPROMETIMENTO - Envolvimento com as ações de Proteção e Defesa Civil
EMPATIA - Nos colocamos no lugar da população no momento de fragilidade
RESPEITO- Respeitamos as diferenças
COOPERAÇÃO - Trabalhamos em equipe, unindo forças e capacidades para o bem comum
ENGAJAMENTO - O espírito de empenho e colaboração é uma máxima da nossa instituição
BEM COMUM - Buscamos a tranquilidade das pessoas, trabalhando sempre e exaustivamente pela vida.