SECRETARIA

COMDEC

COORDENADOR MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

RAÍ BRITO DE ARAÚJO
COORDENADOR MUNICIPAL DA DEFESA CIVIL

RAÍ BRITO DE ARAÚJO Nasceu em Pedreiras, estado do Maranhão, em 18 de outubro de 1989, casado com Josimara de Araújo, pai de Maria Clara Araújo e João Tomás de Araújo. Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Educação São Francisco -FAESF em 2013. Em meados do ano de 2018, foi convidado pelo então Prefeito de Trizidela do Vale (MA), Fred Maia, para assumir a Secretária Municipal de Meio Ambiente, onde teve importante participação na elaboração dos projetos [...]

Amparo: Nomeação: 045/2021 - 12/01/2021

Matrícula: 13910-1

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 16.916.043/0001-51

Telefone(s): (99) 9.9182-9638

E-MAIL: defesacivil@pedreiras.ma.gov.br

Horário: SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00 ÀS 14:00 HORAS.

Endereço: RUA MANOEL TRINDADE, Nº - BOIADA - CEP: 65.725-000
(99)9.9182-9638

Mais informações do orgão
Apresentação
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade de Pedreiras (MA) foi criada através da Lei 1.234 de 22 de Abril de 2008, sancionada pelo então prefeito Lenoilson Passos, com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade.
Por estar localizado no vale do Mearim, importante rio maranhense, a cidade de Pedreiras anualmente é atingida por inundações, prejudicando a população ribeirinha, e os produtores locais. Centenas de pessoas deixam suas casas quando o nível do rio se eleva, neste sentido a defesa civil já articulada com os outros órgãos traça um planejamento para mitigar os efeitos sociais e econômicos da cheia.
O Plano de contingência é o documento elaborado a partir de estudos com o levantamento dos cenários de risco desastre e estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, de alerta e alarme, assim como ações de preparação e resposta ao evento adverso.
No ano de 2022 logo após um intenso regime pluviométrico, o nível do rio Mearim se elevou e alguns bairros foram inundados alterando a rotina de mais de 2 mil pessoas, além disso também foi registrado vários deslizamentos de terra e uma forte enxurrada causada por uma precipitação na casa de 80 mm em menos de 40 minutos, tudo isso causada por um fenômeno climático denominado “la niña”.
   
Missão
A missão da Defesa Civil é promover, coordenar e supervisionar as ações de resultados desastrosos ou prejudiciais, ao município ou à sua população, e de assistência e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência ou de estados de calamidade pública. Finalidade da Defesa Civil é promover a segurança global da população, em circunstancias de desastres naturais, humanos e mistos.
   
Visão
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reconhece que a resiliência só é possível através de esforços de todos os órgãos envolvidos. Ou seja, o esforço do Governo local, através de investimentos em infraestrutura e tecnologias que auxiliem nas ações de prevenção e preparação; o esforço nas ações de resposta, ao desempenharem suas atividades com máxima eficiência e qualidade e também a colaboração da sociedade, através da mudança comportamental voltada para a percepção de risco.
Nesse sentido, ficou claro na definição da Visão da Defesa Civil seu papel como órgão coordenador e integrador, fomentando ações que visem à redução do risco de desastres.
   
Valores
VIDA - Toda vida importa
COMPROMETIMENTO - Envolvimento com as ações de Proteção e Defesa Civil
EMPATIA - Nos colocamos no lugar da população no momento de fragilidade
RESPEITO- Respeitamos as diferenças
COOPERAÇÃO - Trabalhamos em equipe, unindo forças e capacidades para o bem comum
ENGAJAMENTO - O espírito de empenho e colaboração é uma máxima da nossa instituição
BEM COMUM - Buscamos a tranquilidade das pessoas, trabalhando sempre e exaustivamente pela vida.
   
Propósito

Propósitos da Defesa Civil – É a redução dos desastres, que abrange os seguintes aspectos globais:
Prevenção de Desastres
Preparação para emergências e desastres
Respostas aos desastres
Reconstrução

   
Notícias do órgão

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito

logo

E-SIC OUVIDORIA - CRITICAS, DENUNCIAS, DUVIDAS, ELOGIOS E SUGESTÕES RECEITAS PREVISTAS E ARRECADADAS (ATUAL) DESPESAS EMPENHADAS, LIQUIDADAS E PAGAS (ATUAL) FOLHA DE PAGAMENTO LICITAÇÕES CONTRATOS CONVÊNIOS/ACORDOS/OUTROS LEIS DECRETOS PORTARIAS DIÁRIAS (ATUAL) PUBLICAÇÕES DADOS INSTITUCIONAIS BRASÃO, HINO E BANDEIRA PREFEITO E VICE SECRETARIAS CONSELHOS E MEMBROS GLOSSÁRIO PERGUNTAS FREQUENTES FAQ VEÍCULOS COVID-19 MAPA DO SITE DADOS ABERTOS CONTATOS ASSOCIAÇÕES PROC. SELETIVO OBRAS COMPRA DO GOVERNO (PERMANENTE) FALE CONOSCO DIÁRIAS (LEGISLAÇÃO E VALORES) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (PDF) TABELA PADRÃO CARGO E REMUNERAÇÃO RECEITAS PREVISTAS E ARRECADADAS 2017 À 2020 DESPESAS EMPENHADAS, LIQUIDADAS E PAGAS 2017 À 2020 DIÁRIAS (2017 À 2020) PARECER PRÉVIO (TCE) FALA BR TIME BRASIL E-PREVENÇÃO FISCAL DE CONTRATO COMPRA DO GOVERNO (CONSUMO) OBRAS (2017 A 2020) TECLAS DE ATALHO E-SIC - INFORMAÇÃO POR GRAU DE SIGILO FOLHA DE PAGAMENTO (IMPP) TRANSFERÊNCIAS ENTRE ENTIDADES AUDIÊNCIAS PÚBLICAS CARTA DE SERVIÇOS EMENDAS PARLAMENTARES E TRANSFERÊNCIAS DISCIPLINADAS PELA EC Nº 105 PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA DESPESAS COM O CARNAVAL DESPESAS EMERGENCIAIS TERCEIRIZADOS ESTAGIÁRIOS PESQUISA DE SATISFAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS RECEBIDAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS REALIZADAS ORDEM CRONOLÓGICA TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO ESTRATÉGICO ACORDOS FIRMADOS QUE NÃO ENVOLVAM TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS CONCURSO PÚBLICO