Símbolos

Símbolos do município.

HINO

O hino oficial do município de Pedreiras tem a letra de autoria do Sr. Antonio Carlos Pereira Lobato e música de José Maria de Jesus e Silva, tendo sido aprovado pela Câmara Municipal através da Lei nº. 355, de 28 de setembro de 1968.


ESPERANÇA - O teu nome é PEDREIRAS Berço e solo sagrado pra nós, cada pedra é o leito de um bravo! Foste erguida com a fibra de heróis!

ESTRIBILHO
Linda PEDREIRAS, nobre solo abençoado, pujante força deste altivo Maranhão, abriste o seio ao Nordestino amargurado, e ao retirante tu abraçaste como irmão. Rumo ao futuro tu constróis teu ideal, e a tua Glória e o teu Valor não terão fim, tens como lema: HONRA E TRABALHO, Tu és PEDREIRAS, Princesa do Mearim. (Bis)

Com a lavoura e as indústrias nascentes vais crescendo mais forte e viril, Trabalhando, com raça e coragem, deste um exemplo pra todo o Brasil.
Sob a luz deste azul céu brasileiro, tu ajudas a erguer a nação e, com as bênçãos do teu Padroeiro és o orgulho do teu Maranhão.
Nos albores do estado nascente, tu surgiste pujante e orgulhosa deste ao mundo mil filhos ilustres. Deste à Pátria tua terra ubertosa.

Mãe divina de excelsos artistas És um ninho de sons e harmonia teus poetas cantaram os luares, teus luares de amor e poesia.

O Brasil viu teus compositores e cantou com o humilde João Que lançou, deste vale para o mundo, mais respeito pelo Maranhão.

Nós te amamos, PEDREIRAS, querida que tu tenhas maior esplendor para isso serão nossas vidas teu orgulho... Tua fé... Teu valor...

BRASÃO

O Brasão do município foi criado pelo promotor de justiça o Sr. Antonio Carlos Pereira Lobato, foi aprovado pela Câmara de Vereadores através da Lei nº. 355, de 28 e setembro de 1968, na administração do então prefeito Josélio Carvalho Branco, e é constituído dos seguintes elementos:
Dois cachos de arroz na cor amarelo-palha, unidos pelo caule e arqueados, formando o corpo do Brasão.

Uma coroa de princesa, em ouro trabalhado e esmeraldas, frisos em jade azul e estofo vermelho.


Dois ramos verdes de acanto em estilho de florões coríntios, que partem do interior do estofo vermelho e sobrepõem-se aos cachos de arroz.

Uma estrela branca de cinco pontas, em campo azul turquesa e nove faixas, que representam a bandeira do Maranhão. As faixas partem da estrela em sentido vertical e estão colocadas na seguinte ordem: vermelha, branca, preta, branca, vermelha, branca, preta, branca e vermelha.


Um ramo de algodão com três capuchos abertos, em campo cinza, localizado do lado esquerdo, na parte inferior do Brasão.

Uma paisagem da Terra, onde figura uma imponente palmeira de babaçu.

Uma faixa verde, na qual está escrito em latim HONOR ET LABOR , que significa HONRA E TRABALHO.

Foi determinado na Lei que o Brasão municipal deverá ser usado em todos os papéis oficiais do município de Pedreiras, quer em relevo, quer simplesmente em preto oficial. Também fará parte do patrimônio municipal e será guardado no salão nobre do Plenário da Câmara Municipal, o desenho original do Brasão

BANDEIRA

A Bandeira de Pedreiras foi idealizada pelo Sr. Antonio Carlos Pereira Lobato e aprovada pela Câmara Municipal através da Lei nº. 355, de 28 de setembro de 1968, apresentando-se da seguinte forma:

• Retângulo em cor branca, possuindo na parte superior três faixas horizontais e no centro o Brasão de Armas do município.

• As três faixas horizontais atravessam a bandeira em todo seu comprimento, e estão colocadas na seguinte ordem: vermelha (em cima); branca (no centro) e preta(em baixo).

As dimensões da bandeira são livres, deve-se obedecer, entretanto, que seu comprimento deverá contar a medida da largura, mais a metade desta e o Brasão terá que ser proporcional ao corpo da mesma.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito

logo

E-SIC OUVIDORIA - CRITICAS, DENUNCIAS, DUVIDAS, ELOGIOS E SUGESTÕES RECEITAS PREVISTAS E ARRECADADAS (ATUAL) DESPESAS EMPENHADAS, LIQUIDADAS E PAGAS (ATUAL) FOLHA DE PAGAMENTO LICITAÇÕES CONTRATOS CONVÊNIOS/ACORDOS/OUTROS LEIS DECRETOS PORTARIAS DIÁRIAS (ATUAL) PUBLICAÇÕES DADOS INSTITUCIONAIS BRASÃO, HINO E BANDEIRA PREFEITO E VICE SECRETARIAS CONSELHOS E MEMBROS GLOSSÁRIO PERGUNTAS FREQUENTES FAQ VEÍCULOS COVID-19 MAPA DO SITE DADOS ABERTOS CONTATOS ASSOCIAÇÕES PROC. SELETIVO OBRAS COMPRA DO GOVERNO (PERMANENTE) FALE CONOSCO DIÁRIAS (LEGISLAÇÃO E VALORES) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (PDF) TABELA PADRÃO CARGO E REMUNERAÇÃO RECEITAS PREVISTAS E ARRECADADAS 2017 À 2020 DESPESAS EMPENHADAS, LIQUIDADAS E PAGAS 2017 À 2020 DIÁRIAS (2017 À 2020) PARECER PRÉVIO (TCE) FALA BR TIME BRASIL E-PREVENÇÃO FISCAL DE CONTRATO COMPRA DO GOVERNO (CONSUMO) OBRAS (2017 A 2020) TECLAS DE ATALHO E-SIC - INFORMAÇÃO POR GRAU DE SIGILO FOLHA DE PAGAMENTO (IMPP) TRANSFERÊNCIAS ENTRE ENTIDADES AUDIÊNCIAS PÚBLICAS CARTA DE SERVIÇOS EMENDAS PARLAMENTARES E TRANSFERÊNCIAS DISCIPLINADAS PELA EC Nº 105 PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA DESPESAS COM O CARNAVAL DESPESAS EMERGENCIAIS TERCEIRIZADOS ESTAGIÁRIOS PESQUISA DE SATISFAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS RECEBIDAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS REALIZADAS ORDEM CRONOLÓGICA TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PLANO ESTRATÉGICO ACORDOS FIRMADOS QUE NÃO ENVOLVAM TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS CONCURSO PÚBLICO